03 janeiro 2018

António Rufino






António Rufino, natural de Azinhaga, faleceu no passado dia 30 de Dezembro após prolongada doença. Admirado por todos quantos tiveram o privilégio de com ele conviver ou vê-lo actuar em cima dos muitos palcos que pisou ao longo da sua vida como acordeonista, António Rufino deixa-nos um legado humano e artístico dificil de preencher.
De uma afabilidade contagiante foi ao ritmo das suas interpretações musicais que demos os primeiros passos de dança em bailes e matinés! Enamoramo-nos a rodopiar com a valsa da meia-noite, namoramos no acerto de passo à volta de tangos argentinos e  até casamos ao som da marcha nupcial! Tudo e sempre numa perfeita harmonia de acordes com que António Rufino abrilhantava as suas actuações!
De fortes ligações familiares e artísticas ao Pombalinho, António Rufino chegou a integrar o  Rancho Folclórico  desta terra na década cinquenta do século passado. A população do Pombalinho, em manifestação de reconhecimento público pela enorme gratidão e estima ao homem e ao profissional do acordeão, prestou-lhe uma justíssima  homenagem  em Julho de 2013, por iniciativa da Junta de Freguesia.

O seu tão peculiar sorriso em palco perdurará, estamos certos, na memória de todos quantos dançaram e viveram a vida com mais alegria ao som das suas músicas!




Sem comentários: